Tecnologia Flexfuel Da Magneti Marelli Marca Presença em Evento Internacional de Biocombustíveis
A empresa, pioneira no lançamento da tecnologia flex no Brasil, apresenta o futuro dos carros e motos multicombustíveis durante a 1º Exposição Internacional de Biocombustíveis
A Magneti Marelli participa da 1ª Exposição Internacional de Biocombustíveis, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e pelo Arranjo Produtivo de Álcool (APLA), entre os dias 17 e 21, no hotel Hyatt, em São Paulo, mostrando todo seu know how no desenvolvimento de tecnologias multicombustíveis.
Desde que foi lançado no mercado, o motor flex não parou de conquistar espaço no cenário automotivo brasileiro, evoluindo sua participação até os níveis de mais de 90% das vendas de veículos ao mercado interno. Prova disso são as apostas feitas pelas montadoras que concentraram seus esforços mercadológicos na colocação do sistema bicombustível de forma plena. Carro sem a opção “flex” está considerado fora do mercado.
A história do surgimento e evolução da tecnologia flexível teve início em março de 2003, quando instalou-se essa revolução na indústria automobilística protagonizada pela Magneti Marelli com o lançamento do primeiro sistema flexfuel, batizado de SFS® – Software Flexfuel Sensor. A tecnologia recebeu investimentos ininterruptos por parte da empresa que atualmente é líder no segmento de bicombustíveis com mais de 48% de participação no mercado brasileiro.
A Magneti Marelli é fornecedora de sua tecnologia SFS® para as principais montadoras do país, como Volkswagen, Fiat e Ford, além da Mitsubishi que, com a tecnologia SFS®, lançou no mercado o primeiro modelo off road com tração 4x4 flex do mundo.
Flex 3rd Generation
Durante o evento, a Magneti Marelli mostra o futuro dos automóveis
multicombustíveis batizado pela empresa de Flex 3rd Generation. O novo sistema é resultado obtido em constantes investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento de três tecnologias desenvolvidas pela Magneti Marelli – SFS® (Software Flexfuel Sensor), ECS® (Ethanol Cold Systel) e o novo bico injetor PICO ECO®.
Juntas as tecnologias compõem a nova geração dos motores flex que estarão disponíveis para o consumidor em alguns modelos a partir de 2009. O Flex 3rd Generation proporciona um melhor desempenho do automóvel, economia na hora do abastecimento, já que reduz em até 5% o consumo de combustível, diminuindo a emissão de CO2 na mesma proporção e de hidrocarbonetos em 15%, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.
O SFS® é o pioneiro sistema multicombustível da Magneti Marelli que identifica a mistura utilizada no tanque de combustível e gerencia a queima do álcool, da gasolina, ou de qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis em um mesmo motor. Além disso, não acrescenta qualquer sensor ao sistema de injeção eletrônica convencional.
O ECS®, por sua vez, é um sistema de partida a frio que atua principalmente quando o veículo está abastecido com álcool que, através do aquecimento do combustível, permite o acionamento imediato e uniforme do motor em baixas temperaturas, dispensando o reservatório adicional de gasolina encontrado nos automóveis flex atualmente disponíveis no mercado brasileiro.
O novo bico injetor ecologicamente correto, o PICO ECO®, foi batizado com este nome devido às suas características de baixo impacto ambiental - desde a sua produção até a aplicação. Sua principal função é melhorar o desempenho dos motores flex, pois possibilita uma melhor combustão e conseqüentemente permite redução na emissão de hidrocarboneto de até 15 %.
Sistema Flex para motos
Outro importante sistema que será mostrado no evento é a tecnologia SIM®, Sistema de Injeção Eletrônica para Motos, com a tecnologia SFS® para motocicletas, ciclomotores e motores estacionários desenvolvido pela empresa em 2007.
O SIM®, utilizado pela Magneti Marelli, é basicamente o mesmo que equipa atualmente os veículos de duas rodas na Europa. A diferença está na adoção do SFS®, programa que gerencia a queima do álcool, da gasolina comum ou pura, ou de qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis no mesmo motor.
A Magneti Marelli já investiu cerca de R$ 36 milhões desde o desenvolvimento do SFS® até as tecnologias derivadas do sistema como o ECS® – Ethanol Cold System – e o TetraFuel® .
Grupo Magneti Marelli no Brasil
O Grupo Magneti Marelli, empresa de capital italiano, é uma das maiores fabricantes de sistemas e componentes automotivos do mundo e está presente no Brasil desde 1978. Hoje, com mais de 7 mil colaboradores, nove plantas e cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento, é líder de mercado em sistemas de injeção
eletrônica, escapamentos, suspensões, camisas de cilindro e amortecedores e atua ainda no segmento de iluminação automotiva – faróis e lanternas – e na área eletrônica, fabricando painéis de bordo e sistemas de navegação automobilística por GPS.
Fechou o ano de 2007 com faturamento acima de R$ 1,9 bilhão.
Grupo Magneti Marelli no Mundo
A Magneti Marelli é uma empresa do Grupo Fiat que desenvolve, produz e comercializa sistemas e componentes de alta tecnologia para a indústria automobilística. Com 46 plantas produtivas (56 unidades produtivas), nove centros de P&D e 27 centros de aplicação em 16 países, 28 mil empregados e um faturamento de € 5 bilhões em 2007, o Grupo fornece para as maiores montadoras da Europa, América do Norte e do Sul e Leste Europeu. As áreas de atuação da empresa são: Powertrain, Iluminação Automotiva, Sistemas Eletrônicos, Sistemas de Suspensão e Amortecedores, Sistemas de Escapamentos, Aftermarket Peças e Serviços e Motorsport.
- SD&PRESS Consultoria