A General Motors surpreendeu e decepcionou ao mesmo tempo os consumidores brasileiros com novo lançamento. Decepcionou todos que esperavam que o segundo modelo na plataforma do Agile fosse um jipinho para brigar com o Ford EcoSport. Surpreendeu porque a montadora norte-americana optou por usar o chassi do seu mais novo compacto Ágile para fazer a segunda geração da Chevrolet Montana. Uma forma de garantir uma melhor presença de seu modelo no segmento de pick-ups compactas, que ficou repleto de novidades recentes. Nos últimos dois anos, a Fiat Strada foi remodelada, a Volkswagen lançou a nova Saveiro e a Peugeot estreou no nicho com a Hoggar.
A manutenção das vendas e a lógica industrial, pelo visto, são prioridades. A GM calcula vender 3.500 unidades mensais da nova Montana num primeiro momento, número bem próximo das 3.100 unidades mensais da antiga geração da pick-up. Com o tempo, a ideia é ganhar fôlego com um produto novo para voltar a brigar com a Saveiro 5 mil mensais pela vice-liderança de um mercado ainda dominado pela Strada, que assinala médias superiores a 8 mil unidades/mês.
Para tal, a marca ianque optou por focar a versatilidade da nova Montana e, principalmente, evidenciar versões iniciais cujo custo/benefício possa ser capaz de atrair quem usa esse tipo de veículo para o trabalho. Tanto que a configuração de entrada do modelo, a LS, começa em R$ 31.990 e oferece apenas o mínimo: banco do motorista com ajuste de altura, ar quente, protetor de caçamba e protetor do cárter. Completa, com ar com mostrador digital, direção hidráulica, computador de bordo, alarme, airbag duplo, freios com ABS, e vidros e travas elétricos, a LS fica em R$ 39.933.
No outro extremo, está justamente a derivação mais recheada e que tenta oferecer um pacote visual mais arrojado para o consumidor mais emocional. A Montana Sport conta com um kit de estilo que inclui barra no teto, faróis e lanternas com máscara negra, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, adesivos na coluna e maçanetas, frisos laterais e parachoques na cor da carroceria. Também recebe a mais que a LS mais completa sensor de luminosidade, rádio/CD/MP3 com Bluetooth, entrada USB e para iPod e controle de cruzeiro. Tudo por R$ 44.040.
Desta forma, a nova Montana se situa bem entre as rivais. A Strada começa em R$ 33.240 na Working 1.4 e chega a R$ 48.140 na top Adventure 1.8 16V Locker, enquanto a Saveiro vai de R$ 32.180 - 1.6 - a R$ 42.380 na configuração Cross CE e a Hoggar parte dos R$ 31.400 na X-Line 1.4 e alcança os R$ 43.500 na Escapade 1.6 16V. É verdade que as top das rivais oferecem duas opções de propulsores no caso da Fiat e da Peugeot - e o modelo da marca italiana ainda possui derivações cabine estendida e cabine dupla -, enquanto a Montana mantém como única opção a unidade 1.4 Econo.Flex de 97/102 cv e cabine simples. Em contrapartida, é o modelo mais novo, a partir de agora, dentro do segmento.
O modelo, inclusive, é mais robusto que a geração anterior. É uma vantagem de se fazer uma pick-up derivada de um hatch “high roof” de teto alto , como é o caso do Agile. A nova Montana é 9 cm mais comprida, 1 cm mais larga e bem mais alta que a antecessora, 16 cm, totalizando 4,51 m, 1,70 m e 1,58 m respectivamente. O visual frontal é igual ao do Agile, com faróis angulosos, grade bicuda e em forma de bocão e capô comprido. Mas o modelo adota um parachoques com elementos diferenciados com mistura de detalhes arredondados e musculosos.
Na lateral, o que chama a atenção é um volume na carroceria na parte da caçamba que confere um aspecto robusto à pick-up. Na traseira, o parachoque é de metal,a tampa em seções bojudinhas e com a altura rebaixada em relação à linha de cintura da caçamba causa estranheza. Mas conta a favor para a pick-up da GM no quesito novidade.
Motor e suspensão estão bem calibrados
É fácil se habituar à dirigibilidade da segunda geração da Montana. Afinal, o interior traz a mesma ergonomia bem pensada, posição de dirigir elevada e habitabilidade eficiente do Agile. Destaque para o isolamento acústico do modelo, bastante interessante para uma pick-up compacta. O desempenho também é conhecido, graças ao motor 1.4 de 102 cv. Que se mostra mais eficiente para mover a pick-up, com 1.152 kg na versão Sport e mais leve que o hatch.
As arrancadas são eficientes, apesar de uma certa demora nas respostas do motor nas primeiras marchas. As relações acima são mais curtas o que facilita a tarefa de levar a Montana a velocidades acima de 90 km/h. De acordo com a GM, o modelo sai da inércia e chega aos 100 km/h em 12,1 segundos e atinge a velocidade final de 170 km/h.
Nos 35 km de test drive no litoral Sul de Pernambuco não foi possível testar com muita profundidade a estabilidade da nova Montana. Nas poucas e suaves curvas, a carroceria torceu dentro do esperado, mas nas freadas mais repentinas a frente mergulhou bastante. Até os 100 km/h, o máximo atingido nas estradas pernambucanas, a comunicação entre rodas e volante se mostrou precisa.
Ficha técnica:
Chevrolet Montana LS 1.4 Econo.Flex
Motor: Gasolina ou etanol, dianteiro, transversal, 1.389 cm3, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando de válvulas simples no cabeçote. Injeção multiponto de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio mecânico de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração.
Potência máxima: 97 cv com gasolina e 102 cv com etanol a 6 mil rpm.
Torque máximo: 13,2 kgfm com gasolina e 13,5 kgfm com etanol a 3.200 rpm.
Diâmetro e curso: 77,6 mm x 73,4 mm. Taxa de compressão: 12,4:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra estabilizadora. Traseira semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril com diâmetro variável, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás. Não oferece controle de estabilidade.
Pneus: 185/60 R15 na frente e atrás em rodas de liga leve.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS e EBD como opcional.
Carroceria: Pick-up cabine simples em monobloco com duas portas e dois lugares. Com 4,51 metros de comprimento com 1,70 m de largura, 1,58 m de altura e 2,66 de entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal como opcional.
Peso: 1.152 kg em ordem de marcha, com 758 kg de carga útil.
Capacidade da caçamba: 1.100 litros.
Tanque de combustível: 54 litros.
Produção: São Caetano do Sul, SP.