terça-feira, 11 de novembro de 2008

Programa indicará veículos mais eficientes no consumo de combustível

Etiquetas afixadas em veículos leves indicarão modelos mais eficientes no consumo de combustível.
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), implementado pela Petrobras, lançaram nesta sexta-feira, 7, às 14h, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. O objetivo é promover a eficiência energética dos veículos leves. A cerimônia de lançamento ocorre durante o Salão Internacional do Automóvel, no Anhembi, em São Paulo.
Com este programa, a partir de abril de 2009, o consumidor poderá escolher os modelos mais eficientes em consumo de combustível na hora da compra de veículos leves novos. A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) será afixada pelas montadoras nos automóveis.
Caso o automóvel não tenha a etiqueta, as informações sobre a eficiência energética de cada veículo poderão ser consultadas nas tabelas divulgadas pelo Inmetro anualmente e disponíveis nos sites do órgão (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br). A etiqueta permite que o consumidor compare modelos semelhantes de automóveis para escolher o que apresenta maior eficiência energética.
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular conta com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).
O Conpet é um programa do Ministério de Minas e Energia, implementado pela Petrobras. Sua missão é desenvolver ações que promovam uma cultura contra o desperdício e estimular o uso racional dos combustíveis em residências, indústrias e no transporte. O Conpet já participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para fogões e aquecedores de água a gás natural.

Aficcionados em festa: 25º Salão do Automóvel

25º Salão Internacional do Automóvel traz ao Brasil o “must” da produção automotiva mundial

O Salão Internacional do Automóvel é a maior exposição automotiva não só do Brasil como da América Latina. Em 2008 o evento ganhou uma importância ainda maior. Pela primeira vez o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo integra o calendário oficial Motorshows da OICA (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores). Isso significa que o evento brasileiro ganhou o status de um dos maiores salões mundiais do setor, ao lado dos salões de Frankfurt (Alemanha), Paris (França), Detroit (EUA), Tóquio (Japão) e Genebra (Suíça).

As projeções dos organizadores é compatível com o gigantismo. Elas apontam para um público aproximado de 600 mil visitantes, ocupando uma área de 80 mil m2 e visitando os 150 estandes dos expositores, estabelecidos no Pavilhão de Exposições Anhembi. Nada menos de 32 marcas apresentaram o expressivo número de 420 modelos. Praticamente todas as marcas importantes (e também as nem tão destacadas) do mundo marcam presença nessa grande festa do automóvel. A exceção (e sempre há uma) é a Audi, que preferiu fazer um evento particular para mostrar seus produtos ao público, em agosto.

Gallardo LP560-4 vem equipado com novo motor V10 de 5.2 litros, com injeção direta

Gallardo

Lamborghini Gallardo LP560-4
Pequeno mas valente

Modelo de entrada da Lamborghini, o Gallardo chega ao salão com uma motorização renovada e ainda mais potente. Agora chamado Gallardo LP560-4, o bólido vem equipado com novo motor V10 de 5.2 litros, com injeção direta e 12,5:1 de taxa de compressão, que tem potência máxima de 560 cv a 8000 rpm, 40 cv a mais que o do modelo anterior. O LP também ficou 20 quilos mais leve e, graças a essas mudanças, a performance também melhorou, podendo alcançar 325 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

Jaguar XF
Novo sedã rompe tradição

A Jaguar é uma das mais tradicionais marcas do mundo automotivo, e não costuma apresentar muitos modelos novos em sua trajetória. O recente sedã XF, que está chegando ao mercado brasileiro, é um marco no redirecionamento das propostas dos britânicos para seus modelos. E, ao que parece, essas mudanças vão ser para melhor. Trata-se de um modelo que mantém o DNA de luxo e sofisticação da marca da puma, entretanto, mais moderno, com design avançado e tecnologia de ponta.

jaguarXF

A característica mais impressionante do Jaguar XF é o Drive Selector, sistema de troca de marchas que troca a alavanca de câmbio por um botão giratório que se "levanta" quando o carro é ligado

O estilo do XF é semelhante ao de um cupê esportivo; porém, abertas as portas, encontra-se espaço e conforto invejáveis, para cinco adultos muito bem acomodados. Outro destaque do modelo é a tecnologia. Nesse aspecto a sua característica mais impressionante é o Jaguar Drive Selector, sistema de troca de marchas que aposenta a alavanca de câmbio, dando lugar a um botão giratório que se "levanta" quando o carro é ligado. Isso faz com que o espaço interno do modelo seja bastante otimizado. O sistema de ar condicionado digital permite regulagem independente de temperatura para o motorista e passageiros. As saídas de ar localizadas no painel do veículo ficam "escondidas" e se revelam assim que o carro é ligado. Além de espaçoso, o modelo também é bastante leve graças aos componentes de alumínio que ajudam a compor sua carroceria. Com peso que varia entre 1679kg (motor V6) e 1842kg (Versão Super V8) o carro oferece uma ótima relação peso-potência.

Para o mercado brasileiro, o Jaguar XF possui três versões de motorização. Uma com 3.0 litros V6, outra com 4.2 V8 e a mais potente de 4.2 litros, V8 e tecnologia Supercharger. Esta possui desempenho invejável. Com potência além dos 420 cavalos, chega aos 100 km/h em baixíssimos 5.5 segundos.