quarta-feira, 12 de novembro de 2008

1ª Exposição Internacional de Biocombustíveis

Biocombustiveis: Exposição divulga tecnologia brasileira

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fará a abertura da 1ª Exposição Internacional de Biocombustíveis, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Arranjo Produtivo do Álcool (Apla) , em São Paulo (SP), no dia 17 de novembro. A mostra reunirá 70 expositores, entre empresas, entidades setoriais e órgãos de governo, para mostrar a tecnologia brasileira para a produção de biocombustíveis.

Carros e motos com motor flex fuel, dois ônibus movidos a biodiesel e até um avião movido a etanol serão apresentados ao público, bem como equipamentos, tecnologias de produção e pesquisa. Os visitantes poderão se informar sobre toda a cadeia produtiva, incluindo o cultivo das plantas - melhoramento genético e tratamento do solo-, os tipos de biocombustível aplicados em motores de veículos diversos e a logística de transporte do biocombustível.
O evento servirá como plataforma para disseminar o uso da tecnologia flex fuel desenvolvida no Brasil que permite um único automóvel a ser abastecido tanto com álcool como gasolina, fator já consolidado na indústria automobilística brasileira. Hoje 90% dos automóveis fabricados no Brasil já contam com essa tecnologia. Estima-se que somente o etanol movimente em torno de R$ 40 bilhões anuais no país.
Para a realização da Exposição, a Apex-Brasil e o Apla contam com a parceria de entidades como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes, Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio).
A mostra acontece paralelamente à 1 Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, organizada pela Casa Civil e pelo Ministério das Relações Exteriores, que vai reunir chefes de Estado, autoridades públicas, comunidade científica e acadêmica, iniciativa privada, sociedade civil e ONGs. Com o tema "Os biocombustíveis como vetor do desenvolvimento sustentável", a conferência vai debater temas como segurança energética, produção e uso sustentáveis, agricultura, processamento industrial, além de questões ligadas a especificações e padrões técnicos, comércio internacional, mudança do clima, e o futuro dos biocombustíveis.
Serviço 1 Exposição Internacional de Biocombustíveis Local: Hotel Hyatt - Avenida das Nações Unidas - São Paulo - SP Período: 17 a 21 de novembro de 2008 Abertura: 17 de novembro, às 13 horas As informações partem do site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).