2009 começa com muitas novidades do mercado automobilístico. A maioria traz a concepção de cada montadora para “driblar” a crise mundial. Confira.
Audi
A5 Cabrio: Chega em setembro disputando com Série 3 Cabrio e Mercedes SLK.
Audi Q5: Chega para brigar com X3 e GLK, que também chega esse ano.
BMW
Z4: O lançamento da nova geração do carro acontece em Detroit, em janeiro, mas ele chega ao Brasil ainda este ano.
Chevrolet
Celta/Classic VHCE: O motor 1.0 VHC atual será substituído por um VHCE, com alterações para economizar combustível e aumentar a potência. Essa novidade chega ainda no começo do ano.
Captiva 2.4: O crossover ganhará motor menor para ficar mais barato e conseguir mais vendas. O motor será o Ecotec 2.4 utilizado no Malibu, que gera 169 cavalos. O preço ficará em torno de 80 mil.
Malibu: Por falar no sedan americano, ele chegará para competir com Fusion, Jetta e demais concorrentes na faixa de 100 mil reais, onde se posicionará, ocupando a lacuna entre Vectra e Omega. Chega no primeiro semestre.
Traverse: Sua vinda não é certa em função da crise, mas se chegar custará cerca de 150 mil e disputará mercado com Hyundai Vera Cruz e Kia Mohave.
Vectra/Vectra GT: A dupla ganhará reestilização na dianteira, ficando com estilo mais parecido com o da Chevrolet americana. Os motores poderão ser modificados, abrindo uma porta para que o 2.4 seja utilizado no Vectra GT.
"Viva": Viva é o nome temporário do modelo, que será o novo compacto da montadora. O hatch dará origem a uma picape, uma perua e possivelmente um sedan, assim como um crossover para competir com o Eco. Rumores indicam que o Corsa não sairá de linha com e chegada da nova Família.
Prisma 1.0: O motor VHCE poderá chegar ao sedan, para que este fique mais barato e competitivo no mercado.
Viva Picape: O primeiro fruto do projeto Viva poderá ser uma picape para o lugar da Montana. O nome poderá ser Arizona ou Ventana.
Zafira II: Poderá chegar com visual renovado para enfrentar C4 Picasso e Scénic, mas talvez apenas em 2010.
Citroën
C3 Picasso/SUV: A C3 Picasso chegará em 2010 para complicara vida de Fit e Idea, mas nesse ano sua plataforma originará um off-road leve para competir com Idea Adventure e CrossFox.
C4 5 portas: Com estilo mais comportado que o C4 VTR ele chegará da Argentina em março com motores 1.6 de 110/113 cv e 2.0 de 143/151 cv. Chegará ara brigar com Golf, Stilo, Focus, Vectra GT, entre outros.
C4 Picasso: Menor que a C4 Grand Picasso, já vendida no país, chegará em Março, se destacando da concorrência pelo estilo incomum. A Scénic, menor que a Grand Scénic, chegará também para fazer concorrência à C4.
C5/C5 Tourer: A nova geração da família C5 está mais esportiva e chegará com motores 2.0 e 3.0 V6.
C2 VTS: Com a chegada de vários compactos com alto preço o modelo poderá vir com motor forte como principal trunfo, além do estilo.
Dodge
Trazo C: Fruto de um acordo entre Nissan e Chrysler, disputará o super concorrido segmento de sedas médios. Terá uma vida muito difícil. O motor é o 1.8 do Tiida.
Effa
Lifan: A partir de 2009 os modelos da Lifan, que foram expostos em São Paulo em 2008, serão vendidos no Brasil pega Effa. Os modelos serão o hatch LF520 e sua versão sedan, estes compactos, e o LF620, um sedan médio.
Fiat
500: Uma versão esportiva do pequeno cinquecento será trazida da Itália com motor 1.4 turbo. Será um carro de nicho, concorrente de VW New Beetle, Mini Cooper e Smart Fortwo. Estes últimos também chegarão este ano.
Bravo: A chegada do novo hatch médio da Fiat é incerta em função da crise, seu lançamento poderá acontecer apenas em 2010, ou talvez 2011.
Novo Doblò: O pequeno furgão já foi flagrado com disfarces em algumas ocasiões. Continuará enfrentando o Kangoo para manter a liderança no segmento.
Palio / Linha Fire: O Palio ganhará faróis de dupla parábola, iguais aos do Siena/Weekend/Strada. Com isso a linha Fire atual, formada por Siena Fire, Strada Fire e Paio Fire, ganhará o visual do hatch atual. O hatch ganhará o econômetro do Mille e o sobrenome Economy.
Punto/Idea/Palio Weekend Dualogic: A recente onda de transmissão automatizada, mais barata que a automática tradicional, chegou agora ao compacto premium Punto, à minivan Idea e a perua Palio Weekend. O C3 Automatique e o Polo com câmbio automatizado serão concorrentes do Punto Dualogic
Punto T-Jet: A versão realmente esportiva do Punto terá motor à altura do seu visual, um 1.4 turbo de 152 cavalos. O visual ganha uma “maquiagem” similar à do Punto Abarth na Europa.
Strada “X4”: A Strada inovará mais uma vez e trará a cabine dupla para o mercado das picapes pequenas, apesar de não ser quatro portas. Especulasse que o nome da picape seja ‘Strada X4’. Seu lançamento acontecerá logo após a chegada da substituta da Saveiro.
Ford
Fusion: O sedan médio-grande chega em março para acirrar a briga no segmento. Além do novo visual e acabamento interno o modelo trás agora dois novos motores, um 2.5 no lugar do 2.3 e um V6.
Ranger: Enquanto em outras partes do mundo a Ranger recebe novas gerações, por aqui continua na velha geração e desta vez receberá mais uma reestilização na velha carroceria da década de 90. O motor 2.3 pode virar Flex.
Ka 5 portas/Picape/Sedan: O Ka atualmente passa por um bom momento no mercado, aumentando as chances de uma lista de uma família nova ser criada, com versão cinco portas, picape, a sucessora da Courier, e um sedan para o mercado de compactos.
Kuga: Pode ser importado para encarar Tiguan e CRV, com motor 2.0 e bom acabamento como destaques.
Mondeo: Poderá chegar para roubar vendas de Omega e Passat.
Honda
City: Derivado do Fit, chega no fim de 2009 ou início de 2010 com os motores do monovolume e talvez o 1.8 do Civic. Disputará o mercado de sedas premiuns, contra Polo Sedan, Renault Symbol (á ser lançado) e versões mais baratas de alguns sedas médios.
Hyundai
i30: Chega no primeiro semestre e disputará o segmento dos hatchs médios. Tem como trunfos o desenho moderno e o bom acabamento. A perua i30 CW chegará no segundo semestre do ano.
Tucson Brasileiro: A fabricação deverá ser realizada no Brasil a partir do fim do ano, mas é possível que o verdadeiro objetivo da montadora com esta fábrica seja produzir a próxima geração do carro no Brasil.
i10 e i20: Enquanto o i30 disputa o mercado dos médios chegariam importados para enfrente Picanto e os compactos premium, respectivamente.
Elantra: O sedan poderá ser mais um concorrente no mercado de sedas médios. A boa fama do Tucson seria uma das armas do modelo.
Kia
Cerato: Nova geração do sedan chega com visual mais moderno e novo acabamento, as chances diante dos nacionais são boas, mas preço ficará mais salgado.
Magentis: Nova geração chega em Janeiro para enfrentar sedas na faixa de 75 mil, como Jetta, Fusion e versões mais equipadas de Civic e Corolla.
Mohave: Chega com motor V6 e V8 para enfrentar Hyundai Vera Cruz e Toyota Land Cruiser Prado. Tem estilo americano e amplo espaço interno.
Rio: Vem para rivalizar com C3, Punto e Polo. O desenho não é tão moderno, mas não é ultrapassado. O motor será 1.4 e terá opção automática.
Soul: Será importado da Coréia nas versões mais caras com motor 2.0. É um crossover com estilo inovador e aspectos de minivan. Chega por 70 mil.
Mercedes-Benz
GLK: Com estilo “quadradão” vem para complicar a vida do X3 e do Audi Q5.
CLC – Utilizando o motor do Classe C200 Kompressor de 184 cv o coupé vem para conquistar os jovens com uma boa conta bancária.
Mini
Cooper/Cooper S/Clubman: Os pequenos ingleses chegarão finalmente de maneira oficial ao Brasil. Os motores serão 1.6 na versão Cooper e 1.6 turbo na Cooper S. Estas versões enfrentarão o ForTwo, o 500 e o Soul. A opção Clubman, alongada, também será importada.
Mitsubishi
Pajero Sport: A nova geração já foi mostrada em Moscou e é inspirada na picape Triton. Poderá estrear o motor V6 Flex, que depois poderá chegar até a picape. A produção será um Catalão, Goiás.
Lancer: Poderá ser montado no Brasil em regime CKD, em Goiás. O presidente da Mitsubishi Brasil já negociou a produção do modelo aqui, o que deve começar no segundo semestre de 2009.
Nissan
Livina/Grand Livina: Com sete e cinco lugares chegarão para aposentar a Scénic, da Renault. Os rivais serão, para a versão de cinco lugares, Idea e Meriva, e para a versão de sete lugares os concorrentes serão Xsara Picasso e Zafira. Os motores serão 1.6 e 1.8 Flex.
Murano: A nova geração do belíssimo SUV já foi mostrada fora do país e chegará custando entre 160 e 190 mil reais.
Tiida Flex: O Tiida ganhará motor 1.8 flex, que continua com 125 cv com gasolina e alcançará 128 cv com álcool. Chega no primeiros semestre.
Sentra Flex: O motor do Sentra também será flex no fim de ano, e depois será utilizado no Mégane e outros modelos da Renault.
Peugeot
207 Picape: Rumores dizem que a versão picape do 207, sem nome definido até o momento, já está pronta, mas só chegará no fim do ano após a substituta da atual Saveiro e a Strada “X4”.
308 Sedan: O que sedan chegaria primeiro, na virada do ano, e depois iriam o hatch, a perua e o conversível, em 2010.
Renault
Sandero SUV: O SUV derivado da plataforma do Logan finalmente sairá do papel, terá um “irmão” rodando na Europa, provavelmente com o logo da Dacia. Chegará no final do ano, época em que o Logan poderá receber as mudanças visuais que seu irmão recebeu na Europa.
Scénic cinco lugares: Irmã menor da atual Grand Scénic, chegará para competir com a C4 Picasso. Nesta época sua substituta na Europa estará sendo lançada, com isso pode ser que seu lançamento por aqui se atrase até a chegada da nova geração, atualizada.
Symbol: Montado sobre a plataforma do Clio Sedan substituirá este modelo no mercado e ocupará a lacuna entre Logan e Mégane. Visual é acanhado.
Mégane III: A nova geração já foi mostrada na Europa, e poderá chegar por aqui no final do ano que vem na carroceria hatch. Em 2010 chegariam o sedan e a perua, e somente após isso o conversível e a Scénic chegariam.
Seat
Ibiza/Altea: A Seat até agora é só especulação. Rumores indicam que o Ibiza e a minivan Altea poderiam ser importados, principalmente em função da aparição da minivan no Salão deste ano.
Smart
Fortwo: É pequeno, econômico e fácil de manobrar, bom para quem quer andar na cidade. Preço será salgado, cerca de 70 mil reais, e terá opção conversível.
Suzuki
SX4: O carro seria o terceiro modelo da Suzuki no país, após a chegada do Vitara e do Jimny.
Volkswagen
Eos: Prometido desde 2006 parece que finalmente virá para o nosso mercado. O motor será um 2.0 turbo de 200 cv e seus rivais serão o 307 CC e o Mégane CC.
Gol/Fox/Polo BlueMotion: A linha ecológica da VW Brasil trará modelos com menor resistência à rodagem, pneus “ecológicos”, transmissão alongada e motor 1.6 VHT.
Fox reestilizado: O hatch que vem perdendo vendas receberá mudanças no visual e no acabamento para voltar a brigar com força no segmento. O motor 1.4 deve entrar em cena e matar o 1.0, fraco para o peso do modelo.
Passat CC: Será o segundo modelo mais caro da VW no Brasil, disputando com sedas de alto luxo e tendo seu estilo como principal trunfo.
Polo/Polo Sedan AT: A transmissão automatizada chegará ao Polo e a sua versão Sedan para que eles ganhem um novo fôlego no mercado nacional antes da chegada da nova geração, que poderá matar o Polo Sedan.
Robust: A primeira picape média da VW no país chega no fim do ano com motor diesel, cabine dupla e tração 4x4. Em 2010 chegarão motor a gasolina, ou flex, tração 4x2 e cabine simples.
Saveiro: O nome ainda não está definido, mas ela chegará para encarar a Strada, tendo como trunfos o Visual e a modernidade herdados do Novo Gol. Inicialmente terá apenas motor 1.6.
Tiguan: Chegará em alguns meses, com motor 2.0 turbo de 200 cv para enfrentar Mitsubishi Outlander e Land Rover Freelander. Visual e rede de concessionárias VW serão algumas das vantagens do modelo, além da fama da Volkswagen.
Caddy: O multiuso argentino poderia vir para enfrentar Doblò e Kangoo, mas nada foi confirmado.